Pular para o conteúdo principal

Apresentação à edição online

Quando lancei este livro em 2016, desejava muito que marcasse um ponto final a qualquer relação que eu tinha com a Torre de Vigia. Infelizmente não consegui.

À época já não frequentava o Salão do Reino havia quase cinco anos. Agora também não o faço, não tenho vontade, embora vez e outra veja velhas amigas Testemunhas e fico a imaginar como reagiriam se lhes dissesse um "oi". Não o faço, também não tenho vontade. Não sinto mais saudades de quais queres que deixei por lá.

A religião, no entanto, prende-me pelo aspecto de que não consigo deixar de sentir em outros corações a dor que um dia esteve no meu. Sofro por cada Testemunha no Salão e sinto que preciso dar um grito de socorro por elas.

Por essa razão, nos anos que se passaram desde que lancei o livro, tenho publicado mais de uma centena de artigos pela internet e produzido dezenas de vídeos para o Youtube. Além disso, sempre que posso ponho-me a trocar mensagens com alguma Testemunha que, de forma discreta, entra em contato e me conta suas histórias, os pesadelos que passa, as mesmas agonias que conheço muito bem. Umas e outras me agradecem pelo livro e fico contente.

Acrescente-se que este livro foi traduzido para o espanhol pouco tempo após seu lançamento, em 2016. Agradeço muito ao amigo, também ex-tj, Freeman Freedom de Honduras.

O livro, em sua versão em PDF, se por um lado pode ser lido sem acesso à internet, por outro apresenta o inconveniente de que não pode ser compartilhado em partes menores. A versão online visa contornar esse obstáculo.

Prometi revisar anualmente a versão em PDF e faço apenas agora, seis anos depois. Prometo revisar regularmente a versão online, visto que é mais fácil.

A revisão para esta versão online foi mínima. O meu amigo Jota Garcia colaborou com a correção ortográfica e lhe agradeço muito a boa vontade; além disso, reformulei algumas frases para melhorar a clareza, e algumas poucas atualizações foram feitas com relação às informações. Revisões futuras serão igualmente mínimas. Por agora, tenho planos de acrescentar uns três parágrafos ao último capítulo para tratar sobre o intenso investimento da Torre de Vigia no audiovisual em anos recentes, e também quero acrescentar uns três parágrafos sobre como a pandemia de covid-19 tem afetado o crescimento das Testemunhas.

Planos. Faz já uns sete anos que milito na dissidência ex-TJ e isso já está me cansando um pouco. Não tenho mais o entusiasmo que tinha no começo, já não leio Sentinelas há anos. Perdi o tesão com isso. Por agora pretendo seguir com o Projeto 1914 e fazer algumas traduções para o Pontos de Fé. Quero apressar tudo isso e focar todas as minhas energias no blog Mão de Deus, que é o objeto do meu amor agora, é o que me trás satisfação.


Conclusão. Para quem leu os últimos parágrafos do livro e apostou que eu me tornaria um ateu… Parabéns, você quase acertou! Para quem acredita que existe um único Deus e que ele é o Deus bíblico, então sou ateu mesmo, sou completamente descrente na Bíblia como um livro divino, e na existência de algum YHWH. E meu coração está bem, tão gélido e tão pétreo, como sempre foi o caso por toda a minha vida de crente.

É isso.

Ao leitor ou leitora, Testemunha, ex-Testemunha, ou "mundano"...Um "hello" e um abraço.


Comentários