Pular para o conteúdo principal

Charles T. Russell

Foi nesse cenário religioso que nasceu Charles Taze Russell (foto à esquerda), o homem que deu o impulso original para a formação do grupo, e talvez a figura mais conhecida que já liderou a religião. Logo depois de 1870, o jovem Russell, então com cerca de vinte anos, tendo juntado alguns amigos para com ele considerar assuntos bíblicos, chegou à conclusão de que estava próxima a época em que Cristo voltaria para resgatar os escolhidos. Em 1876, depois de iniciar uma parceria de estudos com o adventista Nelson H. Barbour, ele chegou à conclusão que Cristo havia iniciado seu Reino de modo invisível em 1874 e que, tão logo quanto 1914, assumiria o Reino de fato, pondo fim a todos os governos humanos e dando início ao reinado milenar, conforme registrado no capítulo 20 de Apocalipse. Obviamente Cristo não voltou em 1914, o que levou a novos cálculos e a novas datas (para uma consideração mais aprofundada sobre essas datas, veja o próximo capítulo). 

Com base em seus estudos, Russell entendeu que precisava divulgar o que aprendia. Assim, em 1879, um ano depois de encerrar sua parceria com Barbour, ele passou a publicar sua própria revista, hoje conhecida como A Sentinela. Também, com o fim de diminuir custos, fundou em 1881 a sua própria editora, a qual é hoje conhecida como Sociedade Torre de Vigia, e que é também uma associação legal por meio da qual a religião é representada.  Estava assim montado o carro de campanha para anunciar o fim do mundo e o tão esperado reino.

O resultado dessa campanha de pregação foi que milhares de pessoas passaram a acreditar que Cristo de fato voltaria em 1914. Muitas delas até largaram tudo e ingressaram na campanha, que incluía viajar a terras distantes, em transportes precários, e cujo único sustento era alguns trocados que obtinham da venda dos livros de Russell, bem como o gesto humanitário de alguns que, sensibilizados, ofereciam hospedagens e alimento. 


(sumário <> voltar <> avançar <> perfil do autor)


Comentários