Pular para o conteúdo principal

JW Broadcasting

Já na segunda década do século passado, ainda na era do cinema mudo, a organização Torre de Vigia conseguiu o feito de ser a primeira empresa a conseguir colocar em operação um filme que sincronizava som e imagem. Esse filme, que foi intitulado Fotodrama da Criação, ainda hoje é motivo de orgulho para a Torre de Vigia, não exatamente por causa da qualidade ou conteúdo, mas pelo pioneirismo. Em meados da década seguinte foi criada a WBBR, uma emissora de rádio que ficou em operação até a década de 1950.

No entanto, todos esses meios de comunicação foram abandonados como ineficazes, uma vez que, segundo as justificativas, consumiam tempo e recursos financeiros que poderiam ser mais bem aproveitados em outros meios de pregação, como o ministério de casa em casa e a matéria impressa. Tomado essa atitude, a organização Torre de Vigia, pelas décadas seguintes, restringiu-se a criticar outras lideranças religiosas que investiam no evangelismo pela televisão. Veja o artigo Evangelismo de TV — É o Modo de Deus?.

Mas as Testemunhas que leram essas críticas em  décadas passadas muito provavelmente não imaginaram que a autoridade religiosa, algumas décadas depois, consideraria que pregar pela televisão, no final das contas, pode mesmo ser conveniente.

E de fato foi uma grande surpresa para muitos quando, em outubro de 2014, o Corpo Governante apareceu na TV para milhares de Testemunhas. Naquele mês entrou no ar pela internet o JW Broadcasting, o primeiro canal de TV das Testemunhas de Jeová (No começo era um canal com link exclusivo; atualmente, os vídeos produzidos são disponibilizados através do site JW.ORG).




Mas nas entrelinhas desses elogios, é possível ler algumas verdades um tanto desconfortáveis. Primeiro é dito que um vídeo mensal tem mais de dois milhões de visualizações no primeiro mês. Mesmo considerando que um vídeo seja visto por toda a família ao mesmo tempo, esse número é pouco quando se leva em conta que no mundo inteiro há cerca de oito milhões de Testemunhas de Jeová e que milhares delas podem assistir a um mesmo vídeo várias vezes.

Isso em parte é em decorrência de que um grande número de Testemunhas de Jeová, talvez a maioria, não possui internet em casa – um problema que certamente foi previsto pelo Corpo Governante. Em vista disso, há que se perguntar por que o projeto foi levado à sua conclusão, uma vez que já se sabia que teria um alcance limitado. É verdade que a internet está sendo levada a terras cada vez mais distante, bem como em muitos países ela está ficando a um custo cada vez mais acessível. Ainda assim, levará muitos anos, talvez décadas, até que esteja disponível a um custo razoável para todas as famílias de Testemunhas espalhadas pelo mundo. Em razão disso, resta saber se esse empreendimento, de alcance restrito a Testemunhas que têm recursos para usufruí-lo, trará o resultado tão desejado.

Além disso, outro fator que têm incomodado algumas Testemunhas, mas não reconhecido no quadro de elogios, é a inconsistência resultante da frequente aparição de membros do Corpo Governante, quando a politica prevalecente há décadas na instituição é que nomes devem ser evitados com o proposito de que Deus receba toda a glória por qualquer trabalho, bem como para combater a inclinação natural de alguns para a idolatria de homens. Mesmo agora, depois de ter-se passado cerca de 20 meses após o lançamento do JW Broadcasting, a política não mudou. Os artigos das revistas A Sentinela e Despertai! continuam vindo sem a identificação dos autores, embora se saiba que Testemunhas de Jeová do mundo inteiro participem na sua elaboração. Considerando que os membros do Corpo Governante são as figuras mais emblemáticas da religião, sendo, portanto, os mais propensos a serem idolatrados, chega a ser contraditório que sejam eles os primeiros a se lançarem como prospectivos pop stars para as Testemunhas de Jeová. E o quadro de elogios deixa bem evidente sobre quem de fato está recebendo a glória que, em tese, caberia unicamente ao Pai.



Acima, Stephen Lett, membro do Corpo Governante, em uma de suas frequentes aparições no JW Broadcasting (enquanto Testemunhas comuns têm seus nomes suprimidos – supostamente para a glória de Deus –, o Corpo Governante apresenta-se livremente ao público, sem nenhum receio de que possa estar roubando a Sua glória).

Comentários