Muitos que se tornaram Testemunhas de Jeová descobriram – tarde demais – que não foram informados suficientemente sobre o que significava ingressar na religião.
A respeito dessa questão, é preciso dizer que as Testemunhas de Jeová talvez façam parte dos grupos religiosos que mais procuram qualificar os seus prospectivos membros para o exercício da fé. Essa qualificação começa com o estudo de todo um livro (atualmente, em 2022, estuda-se o livro Seja Feliz para Sempre!.) no qual o iniciante é apresentado às principais doutrinas da religião.
Esse iniciante talvez seja informado de que, ao final do estudo, uns seis meses depois, poderá decidir se aceita ser Testemunha de Jeová. Consciente disso, para ele o estudo é apenas uma investigação, onde lhe será dito tudo o necessário para que, ao final, possa tomar uma decisão bem fundamentada. Mas no que diz respeito a isso, ele está sendo enganado. Pois o livro O Que a Bíblia Realmente Ensina? se concentra apenas em convencer ao iniciante que Deus se propôs fazer da Terra um paraíso, e que as profecias indicam que isso se dará em breve, logo depois do Armagedom; sobre o Armagedom, conta que é a exterminação de todos os malfeitores, mas isso é dito assim, numa linguagem simulada, de tal maneira que a pessoa nunca se sentirá ofendida, mas antes feliz de saber que logo viverá num mundo livre de maldade. Uma vez convencida de tudo isso, o iniciante perde total controle sobre a razão e passa a aceitar sem questionamento tudo o que vier a ser dito daí em diante, crente de que deve ser exatamente assim.
Ao final de cerca de seis meses, plenamente convencido de que as Testemunhas de Jeová contam a verdade, a pessoa provavelmente será convidada a participar no serviço de visita aos lares como “publicador não batizado”. Este é geralmente um passo que antecede ao batismo como Testemunha de Jeová, e é somente por essa ocasião que se lhe apresenta um segundo livro. Com o título Organizados para Fazer a Vontade de Jeová, ele contém no seu apêndice um questionário composto de cerca de 100 perguntas, a respeito do qual é dito à pessoa que se trata apenas de uma recapitulação sobre o que ela já aprendeu. No entanto, não é um questionário comum, com apenas perguntas. São perguntas seguidas de textos bíblicos como respostas, os quais serão as respostas que espera ouvir da pessoa aquele que faz as perguntas. Mas convencido de que se trata apenas de uma recapitulação, o iniciante deixa de perceber que vai respondendo afirmativamente a uma série de pontos nunca vistos, os quais só se dará conta depois do batismo, ou talvez apenas se um dia lhe for cobrado responder por eles. Esse processo, que deixa a pessoa em um estado de total vulnerabilidade, consegue-se mediante o uso discreto de técnicas de controle da mente, e, no caso das Testemunhas de Jeová, ele é conseguido basicamente por se convencer a pessoa que ela está entrando na única religião aprovada por Deus, onde a sujeição total aos líderes dessa religião é a única maneira de se ter a salvação.
Caso a pessoa, ao final do primeiro livro, ainda não tenha tomado a decisão de ser Testemunha de Jeová, o segundo livro não lhe é sequer apresentado (Nota: Em outubro de 2015, quando a escrita deste capítulo já estava concluída, um interessado na doutrina passou a poder ter acesso ao segundo livro sem que antes se requeresse dele a decisão de ser uma Testemunha de Jeová). A tática de convencimento continua com o estudo de um terceiro livro intitulado Mantenha-se no Amor de Deus; este apresenta assuntos um tanto mais aprofundados, mas sem maiores revelações.
O livro Organizados para Fazer a Vontade de Jeová, juntamente com os outros dois, está disponível para download no site oficial da religião, que é JW.ORG. Mas, ao se clicar no link para baixá-lo, surge uma janela pop-up, conforme mostrada abaixo:
A seguir exponho alguns pontos cruciais, a respeito dos quais muitos gostariam de ter aprendido já no primeiro livro de estudo, mas que foram maliciosamente omitidos pelo Corpo Governante.
(sumário <> voltar <> avançar <> perfil do autor)
Oi, querido amigo Lourisvaldo!
ResponderExcluirTudo bem?
Leio sempre seus textos com muito agrado. Você elucida, explica e não mente. Pobre de quem cai nessa cilada.
Beijos com amizade. Dias felizes.
Oi, amiga! Muito obrigado por suas palavras. Esse artigo é uma parte do meu livro, está incompleto; em processo de edição.
Excluir