Também é somente na consideração do segundo livro que muitos tomam conhecimento de que entrar para a religião das Testemunhas de Jeová equivale a entrar para uma irmandade em que todo o mundo é vigia de todo o mundo, onde tanto você pode sentir-se obrigado a delatar seus irmãos aos superiores, como você pode ser delatado por qualquer um de seus irmãos; as consequências de fugir a essa responsabilidade pode ser sofrer as mesmas penalidades que o pecador, caso fique comprovado que você soube de tais pecados e decidiu não os delatar. Para apoiar esse conceito, o Corpo Governante recorre ao Velho Testamento, exatamente ao capítulo cinco de Levítico, que assim reza:
"Se alguém ouvir uma convocação pública para prestar depoimento e não relatar algo de que foi testemunha, que viu ou de que ficou sabendo, estará cometendo um pecado e responderá pelo seu erro. – Levítico 5: 1.
A mais recente reafirmação desse conceito foi feita na revista A Sentinela de fevereiro de 2016 (edição de estudo, páginas 28, 29). Conforme narram as imagens que aparecem nas páginas citadas, uma jovem vê na internet uma foto de sua amiga tomando bebida alcoólica. Com isso, sentindo-se pressionada a seguir o preceito da organização religiosa, ela confronta a amiga e dar-lhe um ultimato: ou a amiga delata-se aos anciãos ou ela terá que fazê-lo.
Independente de quem conte aos anciãos, o objetivo desejado é mostrado no último quadro, com a jovem errante participando ativamente nas atividades da congregação. Tudo isso é justificado pela interpretação que o Corpo Governante fez de Levítico 5:1. Agora pode-se questionar aqui se é válido, para o cristianismo, servir-se de um preceito feito para complementar a lei de Moisés, mas, como tantos outros, não repetido nos livros e cartas do Novo Testamento. Independente disso, mesmo considerando que isso seja correto, por que será que isso também não é trazido à atenção da pessoa, com todos os detalhes, já no primeiro livro de estudo, quando ainda não se tomou a decisão de ingressar na religião? E a respeito das imagens acima, por que publicá-las apenas numa edição da revista que circula apenas entre as Testemunhas de Jeová?
(sumário <> voltar <> avançar <> perfil do autor)
Comentários
Postar um comentário