Nós podemos construir a mais bela casa que se possa imaginar; mas se ela não tiver devidamente fundamentada, como que construída sobre a rocha, então ela não suportará muitos vendavais.
No caso da organização Torre de Vigia, além do problema resultante de ter sido erguida sobre uma data sem nenhum fundamento, ela também sofre pelo fato de que os seus construtores têm-se recusado a aceitar todos os alertas contra o perigo de a “velha construção” vir a desmoronar. Eles, em vez de aceitarem pelo menos debater abertamente o assunto, têm preferido calar a todo aquele que ousa soar um alerta (como foi o caso de Carl Olof Jonsson e Raymond Franz). Confiantes de que têm a bênção e proteção divina em tudo o que fazem, os líderes tomam suas decisões mais ao sabor dos imprevistos, ante as desastrosas consequências de decisões anteriores, do que propriamente em resultado de sério estudo da Palavra de Deus; em resultado disso, carregam nas costas a dura alcunha de falsos profetas – embora julguem-se inocentes sob a desculpa de que a Bíblia lhes autoriza fazer revisões de doutrinas, ainda que isso signifique hoje voltar a afirmar exatamente o que se afirmava em décadas anteriores.
Porém, os tempos modernos não lhes têm sido tão favoráveis assim como foi para as lideranças anteriores. Ao passo que aqueles podiam afirmar de modo taxativo que Deus estava com eles, uma vez que a maioria das Testemunhas dispunha de pouco ou nenhum histórico para investigar, os líderes de agora, embora também ousem dizer que Deus está com eles, estão constantemente sendo desmascarados pelos tortuosos rastros deixados pelas lideranças de outrora; e como resultado, a cada ano, menos pessoas os têm levado a sério, ao passo que, muito provavelmente, mais e mais Testemunhas se dão conta de tamanha ilusão e param de contribuir para os objetivos que antes lhes eram tão sagrados, como pregar de casa em casa e fazer doações em dinheiro.
O resultado não podia ser outro. Menos crescimento em países desenvolvidos, menos Testemunhas com disposição de financiar os interesses da liderança, mais cedo ou mais tarde isso iria se refletir nos gastos da Torre de Vigia.
Comentários
Postar um comentário